O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu a palestra “O Papel da Rede de Proteção no Enfrentamento ao Trabalho Infantil”, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A atividade aconteceu na sexta-feira, 12 de junho, na Câmara de Vereadores.
A atividade reuniu profissionais da rede de proteção, autoridades e membros da comunidade com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o tema e fortalecer as ações voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Durante o encontro, foram abordados aspectos relacionados à identificação de situações de trabalho infantil, os impactos dessa prática no desenvolvimento de crianças e adolescentes e o papel das instituições na promoção de políticas públicas de proteção.
A programação contou com palestras ministradas pelo procurador do Trabalho, Dr. Pedro Guimarães Vieira, e pelo advogado e presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Soledade, Dr. Edilson Junior dos Santos. Durante o encontro, os participantes também tiveram espaço para diálogo e troca de experiências relacionadas à identificação, prevenção e enfrentamento do trabalho infantil.
Além das palestras, o evento proporcionou um espaço para diálogo entre os participantes, permitindo a troca de experiências e a discussão de estratégias para o fortalecimento da rede de proteção. O momento reuniu profissionais que atuam diretamente no atendimento de crianças, adolescentes e famílias, favorecendo a integração entre os diferentes serviços e instituições.
O trabalho infantil é caracterizado por atividades realizadas por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida pela legislação ou que possam comprometer seu desenvolvimento físico, psicológico, social e educacional. O enfrentamento dessa realidade depende da atuação conjunta do poder público, das instituições de proteção, das famílias e da sociedade.


