MASSA DE AR FRIO TARDIA CHEGA AO BRASIL NESTA SEMANA
Uma massa de ar frio vai ingressar no Sul do Brasil nesta semana associada a um centro de alta pressão e será responsável por provocar queda de temperatura com noites frias a amenas e tardes de temperatura agradável, projetam os meteorologistas da MetSul Meteorologia.
O que vai acontecer? Uma frente fria na dianteira da massa de ar frio vai avançar pelos estados do Sul do Brasil entre esta segunda a terça-feira com aumento da cobertura de nebulosidade e chuva. Embora não se possa afastar tempo severo isolado, o risco de temporais é baixo e caso ocorra alguma tempestade tende a ser isolada.
Na sequência da frente fria, uma massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul entre o final da segunda-feira e as primeiras horas da terça com queda de temperatura. Ao longo da terça, o ar frio alcança também os estados de Santa Catarina e do Paraná. O ingresso da massa de ar frio durante a terça-feira deve ser acompanhado por vento do quadrante Sul que pode soprar por vezes moderado com ocasionais rajadas de 50 km/h a 70 km/h no Sul e no Leste gaúcho, mas sem potencial maior de transtornos.
O ar frio vai alcançar o Sudeste do Brasil e trazer queda de temperatura em parte da região. A cidade de São Paulo, por exemplo, terá máximas baixas nas tardes de quarta e quinta com marcas ao redor ou pouco inferiores a 20ºC, baixas para a climatologia do mês de novembro. Apesar de frio e geada não serem frequentes no mês de novembro, não chega a ser incomum. Quase todos os anos massas de ar frio e geada são observadas em novembro no Sul do Brasil, entretanto a geada costuma ficar limitada aos locais de maior altitude, normalmente em cotas acima de 1000 metros. Com ar mais seco, tempo aberto, vento calmo e um centro de alta pressão, quando ingressam essas massas de ar frio, que nesta época em sua esmagadora maioria são de fraca intensidade, as noites tendem a ficar mais frias e locais de altitude podem ter geada.
Aliás, modelos computacionais indicam a possibilidade de formação de geada fraca a moderada isolada, principalmente em zonas de baixadas, no meio da semana. A chance de gear será maior nos locais de maior altitude do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense.
A madrugada de quarta deve ser a mais fria da semana. Os termômetros podem indicar mínimas ao redor e abaixo de 5ºC nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e abaixo de 10ºC em muitas cidades dos dois estados. Porto Alegre pode anotar mínima de 13ºC a 14ºC, que não é baixa no inverno, mas nesta época é inferior ao normal de novembro.
Como é comum nesta época do ano, o frio se limita mais ao período noturno. Durante o dia, com o sol, rapidamente aquece e as tardes tendem a ser agradáveis com vento do quadrante Leste pela presença do ar frio na costa. Também como é normal nesta altura do calendário, as incursões de ar frio ou ameno têm influência por pouco tempo e logo a temperatura volta a se elevar com acentuado aquecimento. Por isso, a tendência é que o final desta semana termine com calor em muitas cidades do Sul do Brasil e que em algumas áreas pode ser até forte a intenso. METSUL