Será que você está perdendo grãos na colheita do trigo?

A colheita do trigo é um momento importante, e alguns cuidados podem ajudar a obter uma safra mais produtiva e com grãos de melhor qualidade. Para ajudar nessa tarefa, listamos algumas dicas simples, mas essenciais, que podem fazer a diferença na hora de colher. Vamos lá?

1. Olhe para a maturação e a uniformidade da lavoura

É importante esperar o ponto certo de maturação para colher o trigo. A colheita antes do tempo ou com uma lavoura desigual pode resultar em grãos com qualidade abaixo do esperado. Um campo uniforme facilita o trabalho e ajuda a evitar desperdícios.

2. Mantenha a colheitadeira em dia

Antes de colocar a colheitadeira na lavoura, faça uma revisão geral: confira correias, peneiras e outras peças. Assim, você evita paradas no meio do trabalho e garante que tudo corra bem durante a colheita.

3. Acerte na regulagem

A regulagem da colheitadeira precisa estar ajustada para o estágio de maturação do trigo. Altura de corte, rotação e abertura das peneiras devem ser ajustados para cada lavoura. Isso evita danos nos grãos e melhora a qualidade do que vai para o silo.

4. Cuide da umidade dos grãos

O ideal é colher o trigo com umidade entre 13% e 15%. Se estiver muito úmido, o grão pode estragar, e se estiver muito seco, aumenta o risco de quebras. Acompanhe a umidade para não ter surpresas depois. E caso após a colheita o grão apresente alto teor de umidade, ele pode ser encaminhado para o secador.

5. Ajuste a velocidade da colheita

A velocidade ideal da colheitadeira varia conforme o tipo de lavoura e terreno, mas o recomendado é manter entre 4 e 6 km/h. Com uma velocidade equilibrada, o trabalho fica mais eficiente e você perde menos grãos pelo caminho.

6. Fique de olho nas perdas

Durante a colheita, é sempre bom dar uma olhada no chão para ver se tem muitos grãos caindo. Mas hoje em dia existem tecnologias que auxiliam a observar essas perdas. Avaliar os grãos deixados pelo caminho ajuda a fazer ajustes na regulagem ou na velocidade, evitando desperdício.

A engenheira agrônoma Lidiane Pasinato, que atua na Cotrijal de Lagoa dos Três Cantos ainda acrescenta: “O ideal é espalhar a palha na sequência, já pensando no próximo cultivo que está por vir. A palha ajuda a proteger o solo da chuva, além de manter a umidade e a temperatura do local que receberá a semente. Isso tudo contribui para uma semeadura mais assertiva da soja”, orienta a profissional.

Para finalizar

Esses cuidados fazem a diferença para quem busca uma colheita mais eficiente e de qualidade. E quando for entregar o trigo, conte com a Cotrijal para receber sua safra com toda a estrutura de armazenagem e suporte ao produtor. Aqui, o trigo colhido é tratado com a atenção e a qualidade que ele merece.

Laura Alpi Coutinho

Jornalista, mestre em comunicação e assessora de imprensa da Cotrijal
Categoria:NOTÍCIA ESTADUAL

Deixe seu Comentário